SEGUNDA, 29/05/2017, 00:00

Centro de Ciências da Saúde da UEL inaugura novas instalações para a pós-graduação

As obras do novo Centro de Especialização em Pesquisa e Pós-Graduação e do laboratório do departamento de Fisioterapia começaram há três anos.

O novo centro de pós-graduação do Hospital Universitário começou a ser construído em 2014. A obra de quase 800 m², conta com 23 salas. São laboratórios, salas de orientação, de defesa de dissertação e secretarias. O novo CEPPOS, o Centro de Especialização em Pesquisa e Pós-Graduação em Saúde abriga quatro programas de pós-graduação da área da saúde: Enfermagem, Ciências da Reabilitação, Ciências da Saúde e Saúde Coletiva. O centro tem ainda um espaço para os bolsistas desenvolverem seus projetos de pesquisa. A diretora do CCS, professora Mara Dellaroza, diz que com o novo centro, a pós-graduação ganha, principalmente, nas condições de trabalho.

Outra novidade esperada há um bom tempo pela equipe do HU é o Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica, do Departamento de Fisioterapia. O laboratório também teve as obras de reforma e ampliação entregues para a comunidade acadêmica. No laboratório são realizadas as atividades do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Intervenção em Fisioterapia. Segundo a diretora do CCS, o novo Laboratório tem o que há de mais moderno em termos de equipamentos.

De acordo com a professora, já passaram pelo Laboratório alguns atletas olímpicos brasileiros, como Jadel Gregório, do atletismo, e Natália Falavignia, do tae-kwon-do, além de equipes de alto rendimento de vôlei e futebol. A interface com a extensão se dá por meio de atividades do Centro de Fisioterapia Aquática Professor Paulo Armínio Seibert, inaugurado há quatro anos.

Segundo a diretora do CCS, a maior parte dos recursos para a obra do centro de pós-graduação, cerca de R$ 1,5 milhão, veio da Finep, a empresa pública brasileira financiadora de projetos, além de recursos próprios da UEL  e da secretária estadual de Saúde.

Comentários