TERCA, 08/07/2025, 15:35

Regional de Saúde de Londrina vai receber 8.500 testes rápidos para Influenza e Covid-19

Testes vão agilizar diagnóstico e tratamento, e estarão disponíveis em Unidades de Saúde

A 17ª Regional de Saúde de Londrina vai receber 8.500 testes rápidos para detecção de Influenza A, Influenza B e Covid-19 nos próximos dias. A remessa faz parte de um lote de 100 mil exames adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), com investimento de R$ 800 mil.

Os testes chegaram ao Paraná na última sexta-feira (4) e foram distribuídos às 22 Regionais de Saúde do estado. Em Londrina e região, os exames serão utilizados principalmente em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Prontos Atendimentos (PAs) hospitalares e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), reforçando o atendimento de pacientes com sintomas de síndromes respiratórias.

O reforço no diagnóstico vem em um momento de atenção: desde dezembro de 2024, o Paraná já contabilizou 15.752 casos de vírus respiratórios, número 7% maior do que no boletim anterior. Também foram registradas 829 mortes no mesmo período. De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, a disponibilização destes testes faz parte do plano estadual para frear o aumento de casos de doenças respiratórias.

Com os 8.500 testes destinados à região de Londrina, a expectativa é ampliar a capacidade de resposta da rede pública de saúde frente ao aumento das doenças respiratórias neste inverno.

A testagem rápida permite que os profissionais de saúde iniciem de forma mais ágil o tratamento com medicamentos como o oseltamivir (conhecido como Tamiflu), usado no combate à gripe. Isso aumenta as chances de recuperação dos pacientes e ajuda a evitar agravamentos.

Por Paulo Andrade

Comentários