TERCA, 06/04/2021, 17:58

Centro de Testagem e Aconselhamento tem horário ampliado nesta semana

Com objetivo de incentivar realização de testes rápidos, população deve agendar serviço com antecedência pela internet.

Até quinta-feira, os atendimentos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) serão realizados das 7h às 18h. A ampliação do horário acompanha as atividades em comemoração ao Dia Internacional da Saúde, celebrado mundialmente nesta quarta-feira.

A ação também integra a campanha Fique Sabendo que conscientiza a população sobre os cuidados relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis, em especial, a realização de testes rápidos para detecção de hepatites virais, sífilis e AIDS.

Todo o atendimento é gratuito, mas é necessário fazer um agendamento prévio pelo site da prefeitura. Os exames são marcados com um intervalo de trinta minutos entre os procedimentos, seguindo protocolos de segurança contra à Covid-19.

De acordo com Lazara Rezende, aconselhadora do CTA, os testes possibilitam a oferta tratamentos adequados para as infecções, caso haja um diagnóstico positivo, como também previnem que outras pessoas sejam contaminadas.

Só entre janeiro e março deste ano, a unidade de saúde fez 572 testes rápidos. Deste total, 22 pessoas positivaram para o vírus HIV, 58 pacientes confirmaram para sífilis e outras 4 tiveram diagnóstico positivo para hepatite C.

De acordo com a aconselhadora, os números atendem à média histórica para o período, mas destaca que ainda assim a taxa é alta e preocupante. Ela explica que apesar do crescimento do número de pessoas que buscam o atendimento do CTA, muitos ainda não adotam medidas preventivas às IST’s, como o uso de preservativos durante a relação sexual.

A aconselhadora destaca que em casos no qual a pessoa foi exposta ao risco de contaminação, ela pode procurar o atendimento para medidas preventivas em até 72 horas após o evento.

Lázara lembra ainda que para identificação do vírus HIV é preciso respeitar outro intervalo de tempo, chamado de janela imunológica, que consiste no período entre a infecção e a produção dos anticorpos. Caso o exame seja feito durante este período, pode ser que o teste apresente um resultado falso negativo.

A população pode marcar um horário para realização dos exames através da área de agendamentos no portal da prefeitura: londrina.pr.gov.br/agendamentos. Em dias normais, fora da Campanha Fique Sabendo, o CTA funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h, na Alameda Manoel Ribas, centro de Londrina. Pelo telefone 3378-0146, a equipe do centro pode responder às dúvidas da população.

Por Victor Assis

Comentários