QUINTA, 27/10/2022, 10:00

Ciclistas e donos de bares divergem sobre proibição de estacionamento à noite em ciclofaixa da Paranaguá e Santos

Ação integrada promete fechar o cerco contra veículos estacionados em local proibido mesmo aos finais de semana e horário noturno

Após anúncio da força tarefa de fiscalização e da colocação das placas de trânsito proibindo o estacionamento nas ciclofaixas das Ruas Paranaguá e Santos mesmo após às 19 horas, a CBN Londrina foi até a região ouvir quem utiliza o local. E constatou: a medida polêmica ainda divide opiniões.

Ciclistas ouvidos pela reportagem consideraram positiva a medida de liberar as duas ciclofaixas 24 horas por dia exclusivamente para priorizar as bicicletas. A cozinheira Bianca Rodrigues Costa diz que usa todos os dias a ciclofaixa para ir ao trabalho num restaurante na própria Paranaguá. Segundo ela, a medida de proibir o estacionamento garante mais segurança principalmente à noite.

O pedreiro Severino Barbosa também vê a medida como positiva para a segurança de quem utiliza a bicicleta para trabalho ou passeio.

O proprietário de um bar na Paranaguá, João Guilherme Gouveia classificou a medida da CMTU de radical. Segundo ele, faltou um amplo debate com a comunidade. O empresário considera que além do comércio local, a retirada de vagas de estacionamento noturno e aos finais de semana prejudica também moradores do entorno que recebem familiares no dia a dia.

Ao todo, 42 placas sinalizando a proibição foram colocadas nas ruas Paranaguá e Santos. A Policia Militar, Guarda Municipal e CMTU iniciaram uma fiscalização conjunto que segue até domingo. À princípio a ação será educativa e preventiva, mas na sequencias as multas começaram a ser aplicadas. Estacionar em local proibido é considerado multa grave, com 5 pontos na CNH e valor de aproximadamente R$ 195,00.

Por Guilherme Marconi

Comentários