QUINTA, 06/05/2021, 10:00

Cinco pessoas são presas em Londrina por participação em esquema de tráfico internacional de drogas

Policia Federal cumpriu ainda seis mandados de busca para desarticular quadrilha na chamada Operação Grão Branco

 A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (6/5) a Operação Grão Branco, para desarticular uma quadrilha responsável por tráfico internacional de drogas.

Os policiais federais cumpriram 110 mandados judiciais, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul,  São Paulo e Paraná. 

Aqui em Londrina foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e cinco pessoas foram presas nesta manhã. Foram apreendidos documentos, HD’s de computadores e celulares que devem auxiliar na investigação da PF

.Ao todo no país, foram expedidos 38 de prisão e 72 de busca e apreensão pela 1ª Vara da Justiça Federal de Cáceres, cidade do Mato Grosso.

A Justiça Federal determinou, também, a busca e apreensão de 10 aeronaves e o sequestro de todos os bens de 103 pessoas físicas e jurídicas investigadas. O valor total de bens sequestrado está sendo apurado.

As investigações começaram em janeiro de 2019, quando a Polícia Federal apreendeu 495 kg de cocaína no município de Nova Lacerda/MT. No curso da operação, foram realizados mais de 10 flagrantes com apreensão de aproximadamente 4 toneladas de cocaína, aeronaves e veículos utilizados no transporte e a prisão de mais de 20 pessoas envolvidas com o crime

Os líderes do esquema operam toda a logística tráfico que origem na cidade de Santa Cruz de La Sierra na Bolívia. 

O nome da Operação, Grão Branco, deve-se ao transporte de grãos do Estado de Mato Grosso para São Paulo para justificar as viagens das carretas que transportavam a cocaína.

Por Guilherme Marconi

Comentários