SEGUNDA, 14/08/2023, 07:10

Cine Teatro Pe. José Zanelli, de Ibiporã, completa 35 anos com programação especial

O espaço é referência na cultura do norte do Paraná e terá apresentações de dança, corais e teatro para marcar a data de aniversário.

Produtores culturais do norte do Estado e amantes das artes que já passaram pelo palco ou assistiram espetáculos do Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli cultivam uma memória inesquecível do espaço cultural de Ibiporã.

Inaugurado dia 13 de agosto de 1988, o teatro recebeu o nome do padre italiano incentivador das artes no município que promovia operetas e peças de teatro no salão paroquial da Igreja Matriz de Ibiporã

Após três décadas e meia de história, o Cine Teatro continua levando arte a população ibiporaense.  A secretária de Cultura e Turismo de Ibiporã, Lourdes Narciso, explica que a história de teatro se confunde com o cenário cultural do norte do estado.

O Cine Teatro também concentra a maioria das atividades de dança, ballet, música e teatro com grupo de estudantes e projetos culturais, com ajuda de programas e leis de incentivo.

O cine teatro Pe. José Zanelli possui um palco de 200 metros quadrados, capacidade de 510 lugares nos dois pavimentos, oficina de cenário, salão para dança, sala para usos diversos, dois camarins e um saguão para exposições de arte. Área total de 1.330 metros quadrados.

Para marcar a grandeza dos 35 anos de história, nesta segunda-feira às 19h30 a Secretaria Municipal de Cultura preparou uma programação especial, com apresentação de ballet de Ibiporã, de corais e um vídeo com um compilado dos principais espetáculos que fizeram parte da trajetória do teatro municipal.

São quatro dias de programação de aniversário. Na terça-feira, dia 15, terá apresentação da peça teatral Poeira nas Estrelas, de autoria Henrique de Aragão, na quarta-feira será apresentado pelo Sesi Cultural o espetáculo, a Menina, o Cachorro e o Velho e na quinta-feira o Teatro Pe. José Zenelli recebe um encontro de apresentação de corais. Todas as apresentações são de graça.

Comentários