QUARTA, 11/12/2019, 18:51

CMTU começa a utilizar produto que neutraliza mau cheiro das fezes dos pombos na próxima semana

O material será entregue pela empresa vencedora ainda nesta sexta-feira.

Na semana que vem a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização – CMTU deve iniciar a limpeza dos espaços públicos, principalmente do Bosque Central, com um produto biotecnológico para neutralizar o odor das fezes dos pombos.

O mau cheiro das fezes dos pombos, principalmente no centro de Londrina, ainda é um grande problema para a administração pública.

Várias modalidades para manter os pombos afastados da área central já foram testadas na cidade, mas nenhum com resultados satisfatórios.

A expectativa é que o produto ajude a resolver, pelo menos, o excesso de mau cheiro no Bosque. A prefeitura prevê começar a utilizar o produto já na semana que vem. A limpeza já é feita nos espaços públicos, mas com o produto é possível manter o espaço por mais tempo sem o forte odor, acreditam técnicos da Secretaria do Ambiente.  

De acordo com o Secretário, José Roberto Behrend, a formulação é bem específica e consiste em liberações amoniacais acelerando a degradação de materiais orgânicos. O teste já havia sido feito antes do processo licitatório ser iniciado.

A empresa que venceu apenas vai oferecer o produto, e a CMTU vai continuar fazendo a limpeza, só que agora com esse produto específico. O valor anual gasto com produtos chega a quase R$ 90 mil.

Por Bruno Carraro

Comentários