QUARTA, 12/04/2017, 18:50

Com estoque baixo, Hemocentro do HU está precisando de doações

Segundo o diretor do Hemocentro, os tipos sanguíneos O+ e O- são os que mais precisam de reposição.

As doações até aumentaram nos últimos meses, mas a demanda também cresceu e na mesma proporção. O diretor do Hemocentro, Fausto Trigo, explica que no final do ano passado a unidade passou a atender mais três hospitais da região. Atualmente, o Hemocentro de Londrina fornece sangue para 18 unidades médicas de diversas cidades da região.

Segundo o diretor do Hemocentro, os tipos sanguíneos O+ e O- são os que mais precisam de reposição.  Fausto Trigo explica que o sangue tem uma vida útil curta, de duas a três semanas. E que qualquer redução nas doações, apenas durante alguns dias, já afeta o estoque do Hemocentro.

O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 13h ás 18h30 e neste sábado das 8h às 17h30. Fausto Trigo explica que quem tem entre 18 e 65 anos e peso igual ou superior a 50Kg pode doar sangue, mas antes precisa passar por uma avaliação dos profissionais do Hemocentro. Jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais ou responsáveis e as pessoas com mais de 60 anos podem doar desde que não seja a primeira vez.  O diretor do Hemocentro explica que os homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo de pelo menos 60 dias, e as mulheres podem doar no máximo três vezes ao ano com intervalo de pelo menos 90 dias.

O Hemocentro fica ali na rua Cláudio Donisete Cavalieri, número 156, bem ao lado do Hospital Universitário.

Comentários