Com fim do vazio sanitário e colheita do milho perto de 100%, produtores já começam a plantar soja
Analista do Departamento de Economia Rural destaca as condições favoráveis no campo para o plantio do grão. Expectativa para a próxima safra é de uma produção ligeiramente menor.
Depois de três meses de vazio sanitário, os produtores de soja paranaenses estão liberados para o plantio do grão. A proibição tem como objetivo principal reduzir os riscos de proliferação do fungo responsável pela ferrugem asiática. A estimativa do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura para a próxima safra é de que sejam colhidos quase 22 milhões de toneladas de soja em 5,8 milhões de hectares.
O volume é ligeiramente menor que o recorde de 22,4 milhões de toneladas da safra anterior. A análise conjuntural do grão e de outros produtos está no boletim semanal elaborado pelos técnicos do Departamento.
O analista de soja do Deral, Edmar Gervásio, destaca as condições favoráveis do campo no momento, o que, segundo ele, deve acelerar, já a partir dos próximos dias, o plantio do grão nas lavouras de todo o estado.
Em relação à segunda safra do milho, o boletim semanal mostrou uma evolução significativa e a colheita chegou a quase 90% da área total, estimada em dois milhões e 370 mil hectares. Os pouco mais de 10% restantes, segundo o departamento, estão principalmente aqui na região Norte, onde o plantio ocorre mais tarde.
No caso do trigo, outra cultura de inverno também presente aqui na região, a previsão é superar o maior volume registrado no estado e chegar a quatro milhões e 500 mil toneladas.
O boletim completo do Deral você confere em www.aen.pr.gov.br.