SEXTA, 28/06/2024, 13:44

Com um ano e meio de atraso, prefeitura entrega obra do viaduto da Leste-oeste com Rio Branco

Tráfego de veículos foi liberado nos dois sentidos da avenida, após término da sinalização.

O relógio marcava 10h30 da manhã quando a trincheira foi liberada para o tráfego de veículos na Leste Oeste na manhã dessa sexta-feira (28). A obra foi entregue pela Prefeitura de Londrina com um ano e meio de atraso. A TCE Engenharia, empreiteira terceirizada, iniciou a obra em janeiro de 2021 e alegou mau tempo e dificuldades de contratação de mão de obra para justificar os diversos atrasos. O custo da obra também saltou para cerca de R$ 35 milhões.

Após o término da pintura dos muros de contenção, da sinalização viária e da instalação de luminárias em LED, o município pôde entregar a obra para a população. Foram três anos de execução com transtornos para comerciantes e motoristas.

Apesar dos problemas, o prefeito Marcelo Belinati (PP) avaliou como positivo o serviço supervisionado pela secretaria municipal de obras e minimizou o impacto do atraso.

O prefeito diz que a procuradoria jurídica e secretaria de gestão pública já aplicaram multa de R$ 1 milhão pelos atrasos, mas Belinati reconhece que a demora foi provocada por fatores da natureza e por questões inesperadas no curso da obra.

Após a liberação total do viaduto, a CMTU vai monitorar do tráfego de veículos nos primeiros dias de liberação da obra’. A velocidade permitida na pista nova da Leste Oeste sob o viaduto é de 50 km/h.

Por Guilherme Marconi

Comentários