TERCA, 02/08/2022, 12:00

Comércio varejista do Paraná tem crescimento de 3,3% nos primeiros cinco meses do ano

Entre setores que tiveram resultados mais expressivos estão calçados, vestuários e livrarias. Mês de maio apresentou elevação de 6,94% nas vendas, em comparação a abril.
 

Segundo a nova Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), o varejo do estado acumulou um crescimento de 3,3% nas vendas, nos primeiros cinco meses do ano.

De acordo com o levantamento, os segmentos que apresentaram maiores elevações foram o de calçados, com 43,95%, vestuário e tecidos, que teve uma alta de 29,14% e o ramo de livrarias e papelarias, com 25,76%. 

Estas são algumas das áreas que foram mais impactadas pela pandemia da Covid-19 e que, agora, começam a se recuperar, com a retomada de atividades presenciais e datas comemorativas, como aponta Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da entidade.

No entanto, setores que tiveram crescimento nas vendas durante a pandemia, apresentaram reduções, no acumulado deste ano, em relação a 2021. São eles, materiais de construção, que registrou um recuo de 6,01%, lojas de departamento, com queda de 0,74%, e o segmento de farmácias, com diminuição de 0,55%.

Ainda segundo o balanço realizado pela Fecomércio-PR, em maio, houve um aumento de 6,94% nas vendas do varejo do estado, em comparação a abril. Mas, o setor dos supermercados registrou uma queda de 6,3%. 

A pesquisa da entidade também mostrou que Londrina teve a maior alta, na variação mensal, com crescimento de 8,26%. Apesar disso, em 2022, a região ainda acumula uma pequena redução de 0,14%, no resultado das vendas.

Comentários