SEXTA, 17/01/2020, 14:24

Consórcio brasileiro tem maior nota e menor preço para realização de projeto de engenharia da duplicação da PR-445 até Mauá da Serra

Empresa ofereceu R$ 3,2 milhões e recebeu nota técnica de 99,6. Expectativa é de que resultado seja oficializado ainda este mês, e que contratação do consórcio saia em fevereiro.

O consórcio brasileiro Engefoto Engenharia e Aerolevantamento obteve 99,6 de nota técnica da Comissão de Licitações do DER, Departamento de Estradas de Rodagem, no processo que prevê a contratação de uma empresa para realizar o projeto de engenharia e restauração da duplicação da PR-445 entre o distrito de Irerê e a cidade de Mauá da Serra. O preço apresentado pela empresa para a execução do projeto também foi o menor: três milhões e 265 mil reais dos até R$ 5,6 milhões previstos pelo governo. A junção fez o consórcio termina em primeiro lugar no processo. O resultado foi revelado pelo DER durante sessão na manhã desta sexta-feira. Em segundo lugar, ficou o consórcio também brasileiro Prodec-Unidec, com nota 92,25 e preço de R$ 4,3 milhões; e na terceira posição, o consórcio português Viaponte Concresolo, com nota 83,25 e preço de R$ 3,5 milhões. O Coba Engevix, de Portugal, não teve a proposta avaliada.

A partir de agora, a comissão do DER vai analisar as propostas de preço. O resultado será enviado ao BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, que vai ser o responsável por bancar a execução do projeto e a obra propriamente dita. Caberá ao órgão de fomento validar a decisão e liberar o DER para oficializar a contratação da empresa vencedora. A expectativa é de que a conclusão do processo saia no próximo mês.

Vale lembrar que, atualmente, o governo dá andamento à duplicação da PR-445 entre a saída de Londrina e o distrito de Irerê, num trecho de aproximadamente 17 quilômetros. A ideia da secretaria é finalizar a obra ainda este ano e, a partir de 2021, começar a planejar a continuidade da duplicação até Mauá da Serra, num trecho aproxima de 50 quilômetros. Segundo o DER, o projeto de engenharia e restauração vai ser dividido em dois subtrechos e deverá ser executado por uma única empresa. O primeiro trecho, que vai de Lerroville à entrada de Mauá da Serra, na BR-376, tem extensão de quase 27 quilômetros. Já o subtrecho dois, de 23 quilômetros, fica entre Irerê e Lerroville. O projeto deverá conter estudos de tráfego, geológicos, hidráulicos, topográficos, entre outros, além de levantar quais trechos precisam de intervenções mais sérias, como retornos, alças de acesso e até viadutos.

Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a duplicação da PR-445 é uma das prioridades do governo. A intenção do Estado, conforme ele, é finalizar a obra até Irerê ainda este ano, e dar início à duplicação até Mauá em 2021.

Por Guilherme Batista

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