QUINTA, 29/10/2020, 17:14

Contratações temporárias no comércio varejista de Londrina devem ficar estagnadas neste fim de ano

Sem resposta da prefeitura sobre ampliação no horário do comércio e sem saber se haverá decoração de Natal pelas ruas, comerciantes não conseguem se organizar para abrir vagas.

Estamos às portas do mês de novembro, época em que costumavam começar as contratações temporárias no comércio varejista, de olho na já tradicional Black Friday e nas vendas para o Natal. Mas neste ano de pandemia, nada está definido, nem o horário de funcionamento das lojas. Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Ovhanes Gava, sem horário estendido e sem economia aquecida, não é possível estabelecer um cenário favorável à abertura de vagas.

Em vez de novos contratados, os comerciantes devem normalizar a carga horária dos trabalhadores que estavam com jornada e salários reduzidos, explica presidente do Sincoval.

É possível que as novas contratações sigam outra tendência, mais voltada para entregadores terceirizados. Essa é uma realidade gerada pelas vendas feitas pela internet, comenta Gava.

A Associação Comercial de Londrina já encaminhou ofício à prefeitura pedindo ampliação do horário de comércio e a liberação da entrada de crianças nos shoppings. Ainda não há decisão.

Por Livia de Oliveira

Comentários