SEGUNDA, 01/02/2021, 19:16

Controladoria Geral do Estado vai fiscalizar recebimento de vacinas nos municípios paranaenses

 Ação tem objetivo garantir segurança nos dados fornecidos pelo Portal da Transparência e fomentar participação da sociedade na administração pública

Uma equipe itinerante, composta por membros da Ouvidoria-Geral e da coordenadoria de Transparência e Controle Social, vai percorrer cidades paranaenses para avaliar a qualidade do serviço prestado na distribuição das vacinas entregues pelo Governo do Paraná.

A ação faz parte de uma articulação da Controladoria Geral do Estado que pretende entrevistar usuários de serviços oferecidos pela administração estadual para verificar as condições dos atendimentos presenciais. O programa ainda tem o objetivo de incentivar a participação social por meio de plataformas como o Portal da Transparência.

Para a fiscalização das vacinas, a equipe vai ouvir a autoridade de saúde do município visitado para verificar se as doses do imunizante foram entregues de maneira adequada. Em especial, aspectos relativos ao estado das embalagens e temperatura, além de averiguar a quantidade de doses aplicadas.

De acordo com Raul Siqueira, controlador-geral do Estado, as atividades realizadas pela equipe itinerante buscam garantir a transparência dos dados divulgados pelo Governo do Paraná, para que o cidadão possa acompanhar e fiscalizar as ações da administração pública.

As respostas obtidas por meio das entrevistas são encaminhadas para os órgãos responsáveis pelo serviço e que buscam solucionar as questões apresentadas.

Em 2020, a equipe itinerante da Controladoria Geral do Estado visitou 28 cidades paranaenses e entrevistou mais de 1.700 pessoas que são atendidas por serviços estaduais e contribuíram com sugestões, queixas e apontamentos dos serviços prestados pelo Governo do Paraná. Neste ano, o objetivo é percorrer 90 municípios, para realizar as entrevistas.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Por Victor Assis

Comentários