Copel anuncia quatro novos pontos para recarregar carros elétricos na BR-376, entre Londrina e Curitiba
Poucos espaços para abastecimento sempre foram o grande desafio do mercado de veículos elétricos, que, apesar disso, cresceu 568% no estado nos últimos cinco anos.
A Copel anunciou nesta quarta-feira (27) que pretende ampliar o número de pontos para que motoristas de carros elétricos possam recarregar os veículos em rodovias do Paraná. Quatro dos novos pontos, com duas vagas cada, vão ser instalados, já nas próximas semanas, na BR-376, entre Londrina e Curitiba. Eles vão ficar no Posto Juninho, em Ponta Grossa; na Parada do Pão de Queijo, em Tibagi; na Parada Soledade 2, em Imbaú; e no Restaurante Elim, em Mauá da Serra.
O outro ponto vai ficar também na BR-376, no Posto Monte Carlo 2, em Tijucas do Sul, e vem para atender motoristas que circulam entre Curitiba e Joinville, em Santa Catarina. Os demais eletropostos da Copel, instalados ao longo da BR-277, ficam em Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Irati, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu.
Inaugurada em 2018, hoje a eletrovia da Copel tem 12 postos de recarga rápida ao longo de 730 quilômetros, ligando o extremo leste ao extremo oeste paranaense. Com a expansão do projeto, serão 23 postos de recarga disponíveis aos usuários de veículos elétricos. O acréscimo de pontos é um teste que a companhia está desenvolvendo com a startup brasileira Move, especialista em soluções tecnológicas para gestão e controle de recargas de veículos elétricos. Além de expandir o número de postos de recarga da eletrovia da Copel, o projeto tem o objetivo de integrar tecnologicamente todos os eletropostos em um mesmo sistema de gestão, conforme destacou o mentor da iniciativa, Rodrigo Braun.
Hoje, os eletropostos da Copel na BR-277 são provenientes de fornecedores diferentes, que fabricam modelos diversos. Com o sistema unificado apresentado pela Move, será possível integrar todos os dados em uma mesma plataforma, que informará os carregadores que estão disponíveis, a quantidade de energia fornecida por cada um e até a emissão de gás carbônico (CO2) a ser evitada ao usar energia elétrica no lugar de combustíveis fósseis. Todos os dados podem ser acessados de forma gratuita por meio do aplicativo Eletroposto Fácil, disponível para Android e iOS.
A ampliação no número de pontos para carregar carros elétricos no estado também ajuda a acabar com o maior desafio do setor, que sempre sofreu por causa da falta de locais para o abastecimento dos veículos. Apesar disso, o mercado está em franca expansão e cresceu, nos últimos cinco anos, 568% no Paraná, o quarto estado com o maior número de carros elétricos do país. Curitiba, por exemplo, tinha, até o ano passado, 1.873 veículos elétricos cadastrados, o que faz da capital paranaense a quinta cidade brasileira com mais carros deste tipo. Já Londrina aparece na 33ª colocação, com 286 veículos elétricos cadastrados.