SEGUNDA, 24/06/2024, 11:00

Acaba a greve dos professores das universidades federais iniciada em abril

O acordo com o governo federal será assinado na quarta-feira (26) em Brasília. Em Londrina, ainda não há previsão de quando as aulas serão retomadas

Os professores das universidades e institutos federais de ensino superior decidiram encerrar a greve da categoria em assembleia realizada na noite de domingo (23) pelo Andes – SN- Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Como a maioria das assembleias estaduais votou a favor das propostas feitas pelo governo federal, o sindicato decidiu acabar com a paralisação que durou pouco mais de dois meses. O acordo será assinado na quarta-feira (26), junto ao Ministério da Gestão e Inovação e Ministério da Educação.

Cada universidade vai decidir como reformular o calendário letivo. Em Londrina, ainda não há previsão de quando as aulas retornarão. Os docentes entram em férias no próximo dia 05 de julho. Nesta terça-feira (25), o SINDTUF - Sindicato dos Docentes da UTFPR vai realizar uma assembleia on-line simultânea nos 13 campus para atualizar sobre a conjuntura nacional.

Os técnico-administrativos da educação superior da rede federal, no entanto, continuam em greve.

A repórter Juliana Takaoka conversou com Claudio Ueno, representante do Sindtuf em Londrina sobre o fim da paralisação. Ouça a entrevista na íntegra no portal da CBN Londrina.

 

Por Juliana Takaoka

Comentários