Coronel Villa é obrigado a pagar multa por publicar fake News contra Tiago Amaral
Na sentença, a juíza eleitoral reconheceu que houve propaganda eleitoral negativa. Valor é de R$ 5 mil
A Justiça Eleitoral condenou Coronel Villa (PSDB), candidato a prefeito de Londrina, a pagar uma multa de R$ 5 mil pela divulgação de fake News contra Tiago Amaral (PSD).
A representação foi feita pela Coligação “A Londrina Que Queremos”, de Amaral. O alvo é um vídeo compartilhado por Villa, sugerindo que Tiago Amaral faria parte do PSB (Partido Socialista Brasileiro), legenda que ele não é membro há algum tempo. Ainda foi compartilhada uma foto com os dizeres “viva o Partido Socialista Brasileiro”, e pressupõe que o candidato seria ligado ao partido.
Na decisão, a juíza da 42ª Zona Eleitoral, Camila Tereza Gutzlaff Cardoso, entende que há elementos que indicam que o vídeo veiculou informações falsas e que foi feito e divulgado com a intenção de desqualificar Tiago Amaral.
A Justiça já havia determinado anteriormente que o vídeo fosse retirado do ar. A coordenação da campanha do Coronel Villa informou, por meio de nota, que já recorreu da decisão. A nota ainda diz que Tiago Amaral está "tentando cercear a liberdade de expressão de quem lembra de seu passado em um partido de esquerda".