QUARTA, 27/05/2020, 11:26

Deputado Filipe Barros é um dos citados na operação contra Fake News

Segundo a PF, políticos, empresários e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro estariam disseminando noticias falsas nas redes sociais e ameaçando a Corte

O deputado federal londrinense Filipe Barros está na lista dos citados na operação contra Fake News deflagrada na manhã desta quarta-feira. Demais parlamentares do PSL também foram listados. Barros rebate as acusações e diz que não foi notificado sobre as denúncias e que a polícia não esteve em nenhum dos endereços dele em Londrina e em Brasília. Ele também diz que as acusações tratam-se de perseguições por parte da Corte.

Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Federal (PF) cumpriu 29 mandados de busca e apreensão na casa do ex-deputado Roberto Jefferson, do empresário Luciano Hang e do blogueiro Allan dos Santos. Teve mandados sendo cumpridos em Londrina e em Ibiporã também. Mas, a PF não deu detalhes sobre os endereços.

Ainda de acordo com a Polícia, o inquérito aponta quatro financiadores do esquema, que disseminava noticias falsas nas redes sociais sempre com o mesmo padrão e ainda ameaça à Corte. Além do dono da rede Havan, seriam eles Edgard Corona, Reinaldo Bianchi Junior e Winston Rodrigues. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou busca e apreensão em todos os endereços e a quebra de sigilo fiscal e bancário. Quanto aos deputados, ele determinou que sejam ouvidos no inquérito em até 10 dias. 

De Londrina mais um nome está entre os citados. É Bernardo Kuster, youtuber, apoiador da extrema direita. Até o fechamento desta edição, a reportagem não conseguiu contato com ele.

Por Claudia Lima

Comentários