SEXTA, 30/07/2021, 16:32

Durante protesto, servidores do antigo Iapar, hoje IDR, aprovam indicativo de greve em Londrina

Eles contestam o novo Plano de Carreira elaborado pelo governo e garantem que se não houver negociação, poderão cruzar os braços na próxima semana.

Servidores do antigo Iapar, hoje Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), realizaram uma grande manifestação em frente à sede do órgão, às margens da PR-445, em Londrina, na manhã desta sexta-feira (30). Pelo menos cem trabalhadores participaram do protesto. Durante o ato, foi aprovado um indicativo de greve para a próxima semana. A categoria contesta o Plano de Carreira elaborado pelo Governo do Estado, e pede a abertura de uma negociação. Caso isso não aconteça, os funcionários prometem cruzar os braços. Ricardo Moura, que preside o Sindipar, sindicato que representa os servidores, disse que a proposta do governo vai sucatear principalmente o setor de pesquisa e tecnologia do instituto, além de desvalorizar os salários recebidos pelos servidores.

Por meio de nota, a presidência do IDR informou que a elaboração do novo Plano Único de Carreira está prevista na lei de criação do instituto, e garantiu que nenhum servidor terá prejuízo algum. O novo plano, segundo o comunicado, "está ajustado à política salarial do estado e todas as ações estão pautadas na legalidade". O IDR reforçou, também, que todos os direitos adquiridos pelos servidores estão preservados.

Por Guilherme Batista

Comentários