QUINTA, 09/07/2026, 12:47

Em Ibiporã, faltas em consultas agendadas chegam a quase 19%

Mais de 2 mil pacientes deixaram de comparecer aos atendimentos entre janeiro e maio. Secretaria alerta que ausências aumentam a fila de espera e desperdiçam vagas que poderiam beneficiar outros moradores

Quase um em cada cinco pacientes com consulta agendada na rede municipal de saúde de Ibiporã não compareceu ao atendimento entre janeiro e maio deste ano. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que, das 11.552 consultas marcadas no período, 18,6% terminaram em ausência, índice que tem dificultado o andamento da fila de espera e reduzido a eficiência do serviço.

Quando um paciente falta sem avisar, a vaga deixa de ser aproveitada por outra pessoa que aguarda atendimento, além de comprometer a organização das agendas dos profissionais.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Leiliane de Jesus Vilar, para tentar reduzir o problema, a Prefeitura intensificou campanhas de conscientização e implantou um "faltômetro" nas Unidades Básicas de Saúde, mostrando à população o impacto das ausências.

De acordo com a secretária, o principal reflexo é a ociosidade dos profissionais e a dificuldade de encaixar outros pacientes quando ocorre uma falta.

As faltas ocorrem em diferentes faixas etárias, desde crianças até idosos, e as justificativas são variadas, como esquecimento, problemas de transporte ou agravamento do próprio quadro de saúde no dia da consulta. Entre as especialidades com maior índice de ausência estão Neurologia, Pneumologia e, principalmente, Fisioterapia, onde cerca de 50% dos pacientes deixam de comparecer.

A Secretaria de Saúde orienta que, sempre que o paciente souber antecipadamente que não poderá comparecer, informe a unidade para que a vaga seja disponibilizada a outra pessoa.

Segundo a SMS, um simples aviso pode reduzir o tempo de espera de quem aguarda atendimento e garantir melhor aproveitamento da estrutura e dos profissionais da rede pública de saúde.

Por Paulo Andrade

Comentários