Em Londrina, Hospital Veterinário realiza mais de 7 mil atendimentos
Além disso, foram resgatados 286 animais de pequeno porte e outros 78 de grande porte
O Hospital Veterinário de Londrina (HVL) completou pouco mais de um ano de funcionamento, tendo realizado 7.742 consultas desde a inauguração em agosto do ano passado. Números expressivos de um local que oferece tratamento completo a animais de pequeno e grande porte. A instituição está localizada na Rua Prefeito Faria Lima, 844, região oeste da cidade.
O diretor de bem-estar animal, Lucas Ferreira, afirma que os atendimentos são dedicados, especialmente, a animais abandonados ou comunitários, protetores independentes, ONGs e famílias em situação de vulnerabilidade inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Dentre os serviços efetuados no local, entre os dias 13 de agosto de 2024, data da abertura, até 30 de agosto de 2025, foram registradas 2.482 consultas de urgência e emergência para animais de pequeno porte e outras 5.260 consultas eletivas, além de 95 consultas em clínica médica para animais de grande porte.
Além disso, foram resgatados 286 animais de pequeno porte, com 367 cães e gatos albergados. Esse índice possui um número maior do que o de resgatados, porque alguns animais são retirados de maus-tratos pela CMTU e outros são da antiga ADA (Associação Defensora dos Animais), também com tratamentos realizados no HVL. Outros 78 animais de grande porte tiveram resgate, sendo 77 deles albergados.
Entre os casos de urgência e emergência, casos de atropelamento lideram os atendimentos no Hospital Veterinário de Londrina.
O hospital também presta serviços de ambulância veterinária, castração, microchipagem, exames de imagem, mastectomia, suturas externas, sondagem uretral e outros. E, claro, a demanda cresce e as necessidades surgem.
A Diretoria de Bem-Estar Animal da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) é responsável por organizar os atendimentos na unidade veterinária, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Após esses dias e horários, apenas serviços de urgência.
A população com direito aos serviços pode ligar para o número (43) 3029-7577.