QUINTA, 02/10/2025, 15:42

Prefeitura cria Grupo de Trabalho para intervenção da Casa do Samaritano

Justiça determinou interferência depois da entidade anunciar o encerramento repentino das atividades

Depois da intervenção judicial na Casa do Bom Samaritano, a Prefeitura anunciou como vai funcionar o atendimento na entidade até que todos os acolhidos sejam remanejados para outras instituições.

Segundo Guilherme Arruda, Controlador Geral do Município, um interventor judicial será nomeado para administrar provisoriamente a instituição, enquanto o Município executa um Plano de Contingência. A decisão também busca evitar prejuízos no repasse de recursos públicos.

O Município também instaurou uma Tomada de Contas Especial para investigar possíveis irregularidades na aplicação dos recursos recebidos pela entidade. O processo terá prazo de seis meses para conclusão.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Marisol Chiesa, a casa ainda abriga 16 idosos que devem ser transferidos nos próximos dias para outros locais. De acordo com Vivian Feijó, Secretária de Saúde, existem equipes tanto do Município quanto funcionários da Casa do Bom Samaritano prestando serviços para os idosos que ainda permanecem na instituição.

Quanto ao funcionamento dos Centros de Educação Infantil Victória Mazetti e Nossa Senhora de Fátima, a Secretária de Educação Vânia Costa garantiu que o atendimento continuará sendo feito,  sem prejuízo às crianças e às famílias, dentro das ações previstas pelo Plano de Contingência do Município.

A Controladoria Geral do Município indicou o nome do Padre César Braga de Paula para ser o interventor, e agora aguarda a decisão da Juíza para definir se o nome será aceito ou não.

Por Paulo Andrade

Comentários