TERCA, 12/04/2022, 11:26

Em menos de dois meses, PEL III já recebeu mais de 600 presos

Número corresponde a aproximadamente 80% da capacidade do espaço. Expectativa é completar transferências ao longo das próximas semanas.

Desde a inauguração da Penitenciária Estadual de Londrina III (PEL III), no final de fevereiro deste ano, cerca de 620 detentos já foram encaminhados para o novo espaço, que tem capacidade para acomodar 752 pessoas. O número atual de internos corresponde a mais de 80% da lotação.

Reginaldo Peixoto, coordenador regional do Departamento de Polícia Penal (Deppen), em Londrina, diz que uma programação foi definida para que os presos que estavam em delegacias da região fossem conduzidos para a unidade. Segundo ele, estas transferências têm sido constantes e a perspectiva é que em, aproximadamente, trinta dias, o número total seja alcançado.

A PEL III possui três blocos, divididos em galerias. Cada cela conta com oito camas. A estrutura da penitenciária também abrange pátio de sol e de visitas, espaço para aulas, entre outras salas. Peixoto explica que a unidade atende detentos que já foram condenados.

O coordenador regional do Deppen lembra ainda que a unidade, inaugurada neste ano, contribui para desafogar o número de detentos que estão, atualmente, em delegacias da região. Ele conta que a direção da PEL III também tem trabalhado para possibilitar que alguns internos sejam inseridos no regime de trabalho. Além disso, as visitas aos presos também estão começando a ser realizadas.

Peixoto explica que a própria equipe da penitenciária deve entrar em contato com as famílias dos detentos para que possam fazer o credenciamento. No site do Deppen é possível ter acesso à lista de documentos necessários para realizar o procedimento.

Comentários