TERCA, 14/09/2021, 18:24

Em Tamarana, adolescentes já podem fazer cadastramento prévio para vacinação contra coronavírus

Procedimento é realizado por meio de formulário virtual. Apesar disso, ainda não há previsão de quando grupo deve começar a ser atendido.

A prefeitura de Tamarana liberou, no início desta semana, o cadastro prévio da vacinação contra a Covid-19 para adolescentes. O município foi o primeiro da região a alcançar a faixa etária de 18 anos, ainda no mês de agosto.

Quem faz parte do novo grupo, entre 12 e 17 anos, pode se registrar por meio de um formulário disponibilizado pela internet. A medida busca mapear o número real de pessoas que compõe esta população, como explica a secretária municipal de Saúde Viviane Granado.

Além disso, ela aponta que o levantamento também vai ajudar a pasta a se organizar para atender a este público, com atenção especial aos que têm algum tipo de comorbidade.

Ela destaca, no entanto, que a atual etapa de cadastramento não garante que a aplicação do imunizante seja imediata. Apesar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ter previsto que esta etapa poderia ter início na primeira quinzena deste mês, Viviane Granado diz que ainda não há perspectiva de quando os adolescentes de Tamarana vão começar a ser atendidos.

De acordo com a última atualização do vacinômetro do município, 8.391 pessoas receberam a primeira dose anti-covid e 3.765 já completaram o ciclo de proteção com as duas aplicações. No momento de receber o imunizante, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, caderneta de vacinação e cartão do SUS.

O agendamento em Tamarana é realizado por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, que entram em contato com os grupos atendidos pela campanha. A população também tirar dúvidas pelo número (43) 99994-9772.

Por Victor Assis

Comentários