Estado firma parceria com instituto indiano para instalação de um supercomputador na UEL.
A transferência de tecnologia tem objetivo de aprofundar pesquisas em tecnologia que demanda de grande capacidade de desenvolvimento de dados
Além da ampliação do central de operações da TCS (Tata Consultancy Services) em Londrina com criação de 1,6 postos de trabalho, a comitiva de representantes do Governo do Estado na Índia anunciou nesta segunda-feira uma parceria com o C-DAC (Centro de Desenvolvimento Avançado de Computação), que é o uma associação científica ligada ao Ministério da Tecnologia do governo indiano.
Os supercomputadores são máquinas altamente potentes capazes de realizar tarefas em uma velocidade extremamente rápida. Bem diferentes dos computadores de uso doméstico, estas máquinas ocupam um grande espaço e são usados por pesquisadores para realizar tarefas que exigem altíssimos níveis de processamento.
A ideia é desenvolver um supercomputador que será instalado na UEL (Universidade Estadual de Londrina) para fins de pesquisa. Diretamente, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, informou que a parceria foi firmada por meio da assinatura de um memorando.
Aldo Bona informa que a transferência de tecnologia entre o C-DAC indiano e a UEL vem de encontro com outros anúncios como ampliação da Tata e com os novos cursos, como o Ciência de Dados e Inteligência Artificial que foi aberto pela universidade estadual de Londrina.
A ideia é expandir a tecnologia dos supercomputadores para as sete universidades estaduais do Paraná.