TERCA, 31/08/2021, 14:52

Ex-delegado da Polícia Civil de Arapongas é denunciado pelo MP por receber propina do jogo do bicho

Preso na região de Curitiba, o agente público aposentado é acusado corrupção, lavagem dinheiro e violação do sigilo funcional.

O Ministério Público concluiu a investigação sobre crimes de exploração ilegal de jogo do bicho em Arapongas e nesta terça-feira o Gaeco ofereceu denúncia contra cinco pessoas, entre elas o ex-delegado da 22ª SDP da Polícia Civil, Carlos Marcelo Sakuma, que está preso desde o último dia 16 de agosto no Complexo Médico Penas, em Pinhas, região metropolitana de Londrina e o líder do esquema Osvaldo Alves dos Santos vulgo “Osvaldinho Bicheiro”, ex-presidente da Câmara Municipal de Arapongas.

De acordo com o promotor, Jorge Barreto, após investigação, o MP concluiu que o ex-delegado em posse das funções teria recebido valores de propina de criminosos que exploravam jogos de azar. O ex-delegado e outros policiais recebiam valores mensais para evitar fiscalizações ou investigações contra um grupo responsável pelo jogo do bicho na cidade. também denunciado.

O esquema também contava com a participação de uma servidora, cedida pelo Município de Arapongas para trabalhar como recepcionista na 22ª Subdivisão Policial era a encarregada pelo recolhimento do dinheiro da “propina” paga periodicamente por Osvaldo Alves dos Santos a fim de obter proteção para a exploração do “jogo do bicho, sob comando do ex-delegado de polícia.

Os denunciados poderão responder pelos crimes de corrupção, organização criminosa, lavagem de dinheiro e quebra de sigilo funcional.  O Ministério Público ainda pede perda dos cargos, funções ou mandatos eletivos eventualmente ocupados pelos denunciados

O ex-delegado está preso provisoriamente e o ex-vereador cumpre medidas cautelares diversas à prisão.

Por Guilherme Marconi

Comentários