QUARTA, 16/01/2019, 19:39

Falta medicamento na rede pública que impede o avanço de tumores

Paciente teme pela própria vida à falta de Cabergolina que é distribuído pela 17ª Regional de Saúde.

O medicamento Cabergolina de 0,5 miligramas é indispensável para quem já teve tumor ou está em tratamento contra o avanço desse tumor.

O remédio é distribuído pelo Ministério da Saúde, que encaminha aos estados e assim repassa às regionais de saúde.

Na 17ª Regional de Saúde o remédio acabou.

Fabiano Conde Fernandes, trabalha em uma indústria de ferro e aço em Londrina, toma o medicamento há seis anos, são dois comprimidos por dia que inibe o crescimento de tumores.

Fabiano está com poucas unidades do medicamento e foi buscar no início desse mês mais unidades do remédio na 17ª Regional de Saúde, lá recebeu a informação de que está em falta.

Ele teme a falta do remédio porque já passou por uma cirurgia bem delicada para retirada de um tumor na cabeça e se não tomar as doses corretas pode vir a ter avanços em outros tumores.

Fabiano ressalta que é necessário o tratamento contínuo para não precisar fazer uma nova cirurgia.

Em nota a Secretaria da Saúde do Paraná informou que o medicamento Cabergolina faz parte do elenco de medicamentos do Grupo 1A do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, ou seja, a responsabilidade pela aquisição e distribuição aos Estados é do Ministério da Saúde.

A Secretaria reconhece que houve atraso nos trâmites contratuais para aquisição do medicamento com previsão de recebimento no almoxarifado do Ministério da Saúde no fim do mês de janeiro.

Diante do fato, o Estado iniciou um processo para aquisição do medicamento e estão aguardando emissão do empenho, o que depende da abertura do orçamento, prevista para os próximos dias.

Após a nossa reportagem entrar em contato sobre a falta de medicamento o Ministério da Saúde informou que possivelmente nesta quinta-feira os remédios serão adquiridos e redistribuídos.

Comentários