TERCA, 17/10/2023, 18:51

Fecomércio aponta que 15% das empresas paranaenses vão contratar temporários neste final de ano

O turismo é o setor mais propenso a contratar, seguido pelo comércio e as empresas prestadoras de serviços

Com a chegada do fim ano, período de maior movimento para o comércio, muitas empresas já deram início ao processo de contratação de funcionários temporários. De acordo com   sondagem da Fecomércio/ PR - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná e do Sebrae/PR, 15% dos estabelecimentos paranaenses pretendem contratar temporários. A estimativa é menor do que em 2022, quando 20,2% dos empresários planejavam abrir novos postos de trabalho para a temporada de fim de ano. O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio, Rodrigo Schmidt, explica que essa redução na criação de vagas temporárias reflete a cautela dos empresários sobre o cenário econômico pós-pandemia.

De acordo com a sondagem, entre os setores avaliados, o turismo é o que deve contratar mais, 25%, seguido pelo comércio (14,6%) e as empresas prestadoras de serviços (12,2%).  A maioria das vagas (57,4%) exige o Ensino Médio e 27,8% das funções não têm pré-requisitos de escolaridade. As vagas temporárias que demandam o Ensino Fundamental correspondem a 9,3% e as que solicitam Ensino Superior são 5,6%.

Das vagas temporárias ofertadas, a maioria (56,6%) não exigirá experiência. Nas funções que exigem uma atuação profissional prévia, a maior parte solicita que o candidato tenha trabalhado mais de seis meses na função.

De acordo com o diretor da Fecomércio, mesmo com a redução na intenção de contratar temporários, as possibilidades de efetivação são as maiores da série histórica da pesquisa que constatou que as oportunidades de efetivação chegam a 92,6%.

Por Juliana Takaoka

Comentários