QUARTA, 22/10/2025, 17:44

Fiscalização flagra esgoto clandestino despejado em córrego na zona leste

Secretaria do Ambiente tem reunião nessa quinta-feira (23) no Ministério Público para apresentar os procedimentos e soluções executados pela pasta

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) identificou um vazamento de esgoto em uma galeria pluvial que deságua no Córrego do Barreiro, próximo ao Hospital Universitário de Londrina (HU). De acordo com o secretário municipal do Ambiente, Gilmar Pereira, durante a vistoria, foi identificado um intenso entupimento na “boca de lobo”, sendo inviável a execução do teste com corante no sistema de esgoto de um condomínio da região.
Gilmar Pereira realçou, também, que a prefeitura de Londrina intensificará ainda mais as fiscalizações para a identificação de outros pontos irregulares. Uma reunião está marcada para essa quinta-feira (23) no Ministério Público (MPPR) para apresentar os procedimentos e soluções que estão sendo executados pela secretaria do Ambiente.
Referente ao Córrego do Barreiro, o condomínio será notificado para tomar as providências imediatas e cessar o lançamento de esgoto na rede pluvial. Em seguida, a Sema fará a autuação e comunicará os órgãos competentes para a reparação dos danos ambientais.
Vale lembrar que o caso se enquadra como crime ambiental, justamente por causa do descarte irregular de resíduos, despejo de esgoto ou uso de galerias pluviais para descartar materiais poluentes, como produtos químicos. A multa começa com R$ 50, podendo chegar a R$ 50 milhões.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários