QUINTA, 10/06/2021, 17:51

Governo do Estado anuncia entrega de vacinas da Pfizer a 77 cidades

Nova remessa do imunizante, que começa a ser distribuída nesta sexta-feira, vai ser usada nos grupos com comorbidade, deficiência permanente, trabalhadores da educação básica e assistência social, entre outras categorias.

No total, serão distribuídas pouco mais de 145 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech para 77 municípios das 22 Regionais de Saúde. De acordo com a Sesa, as doses começam a ser entregues nesta sexta-feira. A nova remessa vai ser aplicada nas pessoas com comorbidades, a maior parte delas, com deficiência permanente, nos trabalhadores da educação básica e da assistência social, além dos profissionais de diversos segmentos do transporte. Do total de 145 mil doses, 10% é da chamada reserva técnica.

No caso das pouco mais de 22 mil doses destinadas aos profissionais do Ensino Superior, elas serão encaminhadas para 69 cidades de 21 Regionais de Saúde. Segundo a Sesa, essa quantidade é suficiente para imunizar aproximadamente 35% do grupo, estimado em cerca de 57 mil pessoas. O profissional precisa comprovar o vínculo ativo com uma instituição e caberá aos municípios programar a vacinação.

As doses dos trabalhadores do setor aéreo são destinadas apenas a Curitiba. Em relação aos profissionais da Assistência Social, 76 municípios das 22 Regionais vão receber as vacinas da Pfizer. Mais uma vez, o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, elogiou o esforço das equipes de vacinação das prefeituras e garantiu que o Governo vai continuar distribuindo as doses de forma igualitária para todos os municípios.

Os imunizantes da farmacêutica têm instruções de uso diferenciadas e devem ser diluídos, por exemplo, em soro fisiológico antes da aplicação, além da necessidade de utilização do conjunto de seringas específicas de 1ml. O Ministério da Saúde garante que as doses da Pfizer podem ser armazenadas por até 31 dias a temperaturas de 2º a 8º C, desde que o transporte seja feito em até 12 horas e na mesma temperatura.

O Paraná recebeu até agora mais de 360 mil doses da Pfizer. Elas começaram a ser distribuídas pela Capital, conforme programação original do Ministério da Saúde, e foram sendo descentralizadas para cidades de grande e médio porte paulatinamente ao longo dos últimos meses.

De acordo com a Sesa, a 17ª Regional de Saúde vai receber 12.420 vacinas dessa nova remessa da Pfizer. Pouco mais de 2.500 reservadas para os trabalhadores do Ensino Superior.

Por Marcos Garrido

Comentários