QUINTA, 10/11/2016, 18:46

Governo reduz preços de combustíveis nas refinarias novamente em menos de um mês

Mas consumidores podem nem sentir essa queda nas bombas.

O governo federal anunciou a redução do preço do diesel e da gasolina em todo o país. Mas assim como no último anúncio de queda de preços, o consumidor pode, mais uma vez, não sentir essa redução no bolso. A mudança começou a valer à meia-noite da última terça-feira. 

Segundo a Petrobrás, a gasolina ficará em média, 3,1% mais barata, e o óleo diesel, 10,4%. O economista Marcos Rambalducci, explica que para o consumidor final o preço pode não cair na mesma proporção. Um dos vilões dessa história é o álcool anidro, que é misturado à gasolina e responde por  27% do total do combustível.

Se a redução fosse repassada integralmente para o consumidor, a gasolina poderia cair R$ 0,05 por litro e o diesel cerca de R$ 0,20. Rambalducci acredita que mesmo que seja pequena, a redução já causa impactos na economia.

O sindicato dos revendedores de combustíveis do Paraná informou em nota que a redução nas bombas depende dos preços praticados pelas distribuidoras. E que no último anúncio do governo, em 14 de outubro, as distribuidoras não ofereceram as esperadas reduções para os postos, por conta do aumento do álcool e do biodiesel.

Comentários