TERCA, 30/06/2020, 11:33

Guarda Municipal interdita bar e distribuidora de bebida no fim de semana em Londrina

No total, o efetivo atendeu a 15 ocorrências de descumprimentos de decretos municipais. 

A Secretaria Municipal de Defesa Social divulgou um balanço da fiscalização da Guarda Municipal (GM) durante o fim de semana. Ao todo foram recebidas 113 denúncias, sendo 84 pelo número 153 e 29 pelo whatsapp. O resultado foi a constatação de 15 irregularidades no horário de funcionamento de estabelecimentos, aglomeração de pessoas, festas em residências, falta do uso de máscara, entre outras.

Na lista, uma distribuidora de bebidas na avenida Higienópolis foi interditada por sete dias porque estava funcionando em horário não permitido e porque não apresentou o alvará de licença. Ainda no sábado, os agentes foram checar uma denúncia em um bar na Vila Casoni. A denúncia foi confirmada. Quinze pessoas estavam aglomeradas no local. O bar foi fechado e interditado.

Depois, na zona norte, mais um bar e tabacaria foi fiscalizado pela Polícia Militar e pela GM. No local foi constatada a presença de cerca de 100 jovens, o uso de narguilé (que está proibido por Decreto) e o consumo de bebida alcoólica, que também não é permitido depois das 22h. Os agentes constataram também que o ambiente interno não seguia as normas de prevenção e não tinha ventilação. O bar também foi interditado.

Já no domingo, a GM constatou que uma banca de revistas estava funcionando em desacordo com horário. O estabelecimento teve que fechar as portas. Além disso, uma obra da construção civil com 11 funcionários trabalhando também entrou na lista da fiscalização e um pesque pague, onde foi encontrada aglomeração de pessoas.

Lembrando que o Decreto Municipal 711 do dia 16 de junho de 2020 estabelece punições rígidas às pessoas e estabelecimentos que insistem em fazer comemorações, festas, eventos, partidas esportivas ou mesmo funcionar em horário não permitido pela prefeitura nesse período de pandemia. Além da interdição do local, a multa aplicada pode chegar a R$ 120 mil.

Ainda segundo a GM, durante todo o mês de junho, já foram 1.525 denúncias, sendo que em 802 não houve constatação de problemas, 483 eram irregularidades e 240 foram encaminhadas para outras secretarias. Denúncias podem ser enviadas para o whatsapp, o número é 99995-0272. A GM pede que as informações sejam detalhadas e enviadas por mensagens. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Por Claudia Lima

Comentários