QUARTA, 22/06/2022, 11:00

Igreja Católica nomeia novo bispo de Cornélio Procópio

É o primeiro padre da Arquidiocese de Londrina escolhido para função

O padre Marcos José dos Santos foi anunciado como novo bispo de Cornélio Procópio. A nomeação foi feita pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira (22). É o primeiro bispo nascido na arquidiocese de Londrina. 

A ordenação deve ser realizada na tarde do dia 13 de agosto, na Catedral Metropolitana. O futuro bispo diz que recebeu o convite com sentimento de compromisso, tranquilidade e disposição em servir a comunidade.

Até então, Marcos José dos Santos estava atuando como pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Centenário do Sul. Nascido em Lupionópolis, na região metropolitana de Londrina, o padre fala sobre a alegria em ser o primeiro bispo nascido na Arquidiocese, como também sobre a expectativa desta nova etapa.

O padre Marcos José dos Santos assume a diocese de Cornélio Procópio no lugar de Dom Manoel João Francisco, que completou 75 anos.

O arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, que participou da coletiva de imprensa para o anúncio, explica que o processo de escolha teve início ainda no ano passado. Três possíveis nomes foram indicados e encaminhados à Roma para escolha e nomeação.

Para Steinmetz, a nomeação de um bispo que nasceu e faz parte da região aponta também para uma maturidade da comunidade.

A missa que marca o início do ministério pastoral de Marcos José dos Santos, como bispo de Cornélio Procópio, está marcada para o dia 20 de agosto, sábado seguinte à ordenação.

Por Victor Assis

Comentários