QUINTA, 30/07/2020, 15:05

Indústrias do Paraná voltaram a contratar funcionários em junho

Foram 1600 novos postos de trabalho e o índice de Confiança do Empresário Industrial começou a reagir

Em junho, as indústrias do Paraná criaram 1.600 novas vagas de emprego, o que revela uma reação do setor. No primeiro semestre o saldo ainda era negativo, com fechamento de 7.300 postos de trabalho. Este é o melhor resultado desde o início da pandemia, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). E foram as indústrias que puxaram o indicador geral do estado, que fechou o último mês do semestre com saldo positivo de 2.829 vagas. O economista da Fiep, Evânio Felippe, destaca que a retomada do setor produtivo diminuiu a quantidade de demissões.

Segundo o economista, os dados são positivos porque a expectativa era de uma recuperação mais lenta e os números sinalizam uma tendência de recuperação do emprego mais rápida. Mesmo assim ele destaca que é preciso analisar as estatísticas dos próximos meses.

Em junho, ainda de acordo com os dados do Caged, na indústria de transformação, os setores que mais contrataram foram o de alimentos (1.586), seguido pela fabricação de móveis (753); produtos de madeira (203); fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (181); produtos químicos (145); e produtos de metal (113). Já os que mais demitiram foram o de produção de artigos do vestuário (-881); produtos derivados do petróleo e automotivo (os dois com -322 vagas); manutenção e reparação de máquinas e equipamentos (-93) e metalurgia (-88).

De acordo com o economista da Fiep, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) ficou em 48,5 pontos em julho, na área de pessimismo, abaixo dos 50 pontos. Os piores meses foram abril e maio. De lá pra cá, as estatísticas começaram a melhorar, o que é uma tendência que anima os empresários.

Por Claudia Lima

Comentários