SEXTA, 01/03/2024, 19:05

Irmandade da Santa Casa de Londrina completa 88 anos com entrega de reformas

1º hospital da cidade, a unidade atende 200 mil pessoas por ano.

A Santa Casa de Londrina, inaugurou nesta sexta-feira (01), oficialmente a modernização de sua estrutura, o primeiro hospital do Grupo ISCAL, fundado em 1936. A inauguração contou com a presença de diversas autoridades. Toda a área destinada à assistência aos pacientes foi modernizada, oferecendo mais segurança e bem-estar aos profissionais e pacientes.

As obras foram executadas com recursos públicos federais através de convênios que somam aproximadamente R$ 40 milhões e recursos privados e de doações aproximadamente R$ 20 milhões. Os recursos foram investidos para construir novos leitos e espaços para assistência e apoio, assim como a revitalização dos já existentes com equipamentos novos. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressalta a importância da Santa Casa, não só para Londrina, mas para todo o Paraná.

Entre as mudanças nas reformas, o superintendente da ISCAL, o neurocirurgião Fahd Haddad, explica a criação de um bloco com 11 pavimentos e capacidade para atender 419 leitos, divididos entre 326 de internação, 68 de UTI e 25 de observação. Um novo Centro Cirúrgico com 14 salas cirúrgicas e 15 leitos pós-cirúrgicos, equipados com as mais modernas tecnologias voltadas para a segurança do paciente.

Entre estas tecnologias, destaca-se o fluxo laminar que funciona como uma cortina de ar que isola o campo cirúrgico e reduz contaminações e o Robô Da Vinci, que possibilita procedimentos minimamente invasivos, entre outras. O hospital de acordo com o superintendente atende 200 mil pessoas por ano.

Com as obras de 20 mil m² de área construída, o hospital passou a uma estrutura de 30 mil m². De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, agora com o espaço maior a expectativa é que o hospital passe a aderir diversas ações e projetos do governo.

Atualmente a ISCAL, conta com uma equipe de 1.907 profissionais de várias áreas, o que rendeu o certificado de 3ª Maior Empregadora de Londrina, concedido pela Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), no fim de 2023. O número promete aumentar, chegando a 2.100 empregos gerados nos próximos meses.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários