Junho de 2024 foi o mais quente de toda a história de Londrina
A temperatura média foi a maior registrada em um sexto mês do ano desde 1976, quando foram iniciadas as medições. Calor foi ocasionado pela falta de chuva.
O mês de junho de 2024 foi o mais quente de toda a história de Londrina. A temperatura média, de 20,8º C, foi a maior registrada em um sexto mês do ano na cidade desde 1976, quando foram iniciadas as medições. A máxima registrada ultrapassou os 31 graus e a mínima ficou em 14,2. Na média estadual, a temperatura máxima e a mínima foram 3,4 ºC e 2,1 ºC acima da média histórica, respectivamente.
Em entrevista à CBN nesta sexta-feira (5), a agrometeorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Ângela Costa, explicou que o calor foi ocasionado pela falta de chuvas significativas. Só choveu na cidade no último sábado (31), e muito pouco: cerca de 0,2 milímetros. A estiagem é resultado de um bloqueio atmosférico que só começou a se afastar da região nos últimos dias. Com o tempo extremamente seco, de acordo com Ângela, houve espaço para a elevação das temperaturas.
Segundo a agrometeorologista, a estiagem também causou prejuízos ao homem do campo. O produtor sem sistema de irrigação sofreu perdas significativas, principalmente no setor de fruticultura. Por outro lado, a segunda safra do milho e a semeadura do trigo foram finalizar, apesar dos percalços causados pela falta de precipitação.
Ao contrário do mês de junho, julho será marcado em Londrina pelo registro de muita chuva, que já deve começar a cair sobre a cidade na segunda-feira (8). Na terça (9), deve chover mais de 20 milímetros no município. Ângela alertou para a possibilidade do registro de temporais com rajadas de vento.