QUARTA, 02/12/2020, 19:26

Justiça decreta novo fechamento de asilo na zona oeste de Londrina

De acordo com liminar, diversas irregularidades foram identificadas nas instalações e nos serviços da instituição.

O local, que já foi interditado anteriormente, tem um histórico de irregularidades em inspeções e relatórios da Vigilância Sanitária e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Na decisão, o juiz destaca uma série de problemas no asilo, como condições precárias de higiene e manutenção e negligência em relação aos idosos abrigados, além de irregularidades em sua documentação.

O Ministério Público chegou a firmar, no mês de outubro, um Termo de Ajustamento de Conduta para resolução dos problemas. No documento, a direção do asilo se comprometia a fazer os ajustes necessários. Mas na decisão, o magistrado diz que foram encontradas as mesmas irregularidades identificadas nas primeiras inspeções.

Na decisão, o juiz afirma ainda que a situação se agravou com a falta de adequação do local às medidas de contenção à Covid-19 e afirmou que as irregularidades encontradas representam um risco à saúde dos idosos.

Além do fechamento do asilo, o magistrado determinou ainda que os residentes sejam encaminhados às famílias ou outros estabelecimentos, em até cinco dias, com acompanhamento da Secretaria Municipal do Idoso e a Secretaria Municipal de Saúde.

Em caso de descumprimento das determinações, o asilo será penalizado com multa de mil reais por dia e o valor será direcionado ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

A reportagem da CBN Londrina entrou em contato com a secretária interina do Idoso, Ana Karina Anduchuka, mas ela não nos atendeu.

Comentários