SEGUNDA, 24/02/2020, 10:34

Justiça suspende resolução e Piracema vai até o dia 28 de fevereiro

Na semana passada, o governo havia alterado o fim do período de proteção aos peixes nativos para 1º de fevereiro

A Justiça suspendeu uma resolução da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, do dia 20 e voltou a restringir a pesca no estado até o dia 28 de fevereiro. A decisão da Justiça foi publicada neste sábado (22) e assinada pelo juiz Daniel Alves Belingieri, da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba. Ou seja, continua proibida a pesca de peixes nativos. O subcomandante da 2ª Companhia da Polícia Ambiental, Rafael Freitas da Silveira explica que a fiscalização continua.

Freitas avalia que os pescadores estão mais conscientes e que o número de infrações está menor que nos anos anteriores. Durante o período da Piracema, fica proibida a pesca de peixes bagre, dourado, jaú, pintado, mandi, curimba, piapara, traíra e lambari.

O rio Paranapanema é que o que mais preocupa a fiscalização. Quando a pessoa é flagrada pescando em área proibida leva uma multa referente a quantidade de materiais e peixes pescados. A novidade neste ano é que a infração é aplicada pelos próprios policiais da Polícia Ambiental e não mais pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Além disso, o pescador tem os utensílios apreendidos e pode ser preso.

A Piracema começou em novembro.

Por Claudia Lima

Comentários