SEXTA, 01/12/2023, 14:15

Londrina é a cidade com mais casos confirmados de dengue no Paraná, 600 no total

Desde o início do período epidemiológico que começou no dia 31 de julho, o estado registrou 3522 casos confirmados e uma morte pela doença

Dados apresentados pela Sesa – Secretaria Estadual de Saúde apontam que dos 679 casos confirmados de dengue na 17ª Regional de Saúde, no período epidemiológico que começou no dia 31 de julho até agora, Londrina é responsável por 600. Esse número coloca a cidade no primeiro lugar em casos confirmados da doença no estado, à frente de Maringá (529), Paranaguá (222), Paranavaí (172), Foz do Iguaçu (112) e Santa Izabel do Oeste (93).

De acordo com Lúcia Lopes, chefe da 17ª Regional de Saúde, que atende 21 cidades do norte do Paraná, são quase 8 mil (7979) casos notificados na região. Três mortes estão em investigação nas cidades de Cambé, Ibiporã e Rolândia.

Para evitar uma nova epidemia de dengue, a secretaria estadual de saúde antecipou o dia d de combate à doença que na prática é a intensificação de ações de combate e controle em todas as regiões e municípios. O fumacê será enviado às cidades mais sensíveis do estado e no norte, Londrina é uma delas. Lucia Lopes alerta que o inseticida só funciona em mosquitos alados e que a remoção de criadouros deve ser mantida de forma constante.

A chefe da 17ª Regional de Saúde também explicou que o programa Provigia do governo do estado já liberou R$ 35 milhões de um total de R$ 50 milhões para todos os 399 municípios do estado como incentivo para ações de combate à dengue. Esses recursos podem ser utilizados na compra de equipamentos e insumos e no pagamento de horas extras de servidores.  

Em todo o estado, são 3522 casos confirmados e uma morte por dengue desde o início do período epidemiológico.

Por Juliana Takaoka

Comentários