QUINTA, 17/06/2021, 16:35

Londrina tem um mês para vacinar 76 mil moradores de 40 a 49 anos contra o coronavírus

Secretário de Saúde diz que cidade vai trabalhar para antecipar calendário de vacinação estabelecido pelo Governo do Estado, mas que, para isso, vai precisar que as remessas de vacinas continuem sendo repassadas. Nesta sexta-feira, Paraná vai receber mais 234 mil imunizantes contra a Covid-19.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse ver com bons olhos o calendário de vacinação contra o coronavírus estabelecido esta semana pelo Governo do Estado. De acordo com o cronograma divulgado, o Paraná pretende vacinar todos os moradores com 18 anos ou mais até setembro deste ano. Machado garantiu que Londrina tem condições de acompanhar o que foi estabelecido, desde que as doses continuem sendo repassadas pelo Ministério da Saúde. Ele lembrou que a cidade trabalha para finalizar a vacinação de londrinenses com 50 anos ou mais ao mesmo tempo em que já prepara o início da imunização de moradores que têm entre 40 e 49 anos. Segundo o secretário, são 76 mil pessoas nesta faixa-etária que, conforme o cronograma, precisam ser vacinadas até meados de julho. Ou seja, Londrina teria cerca de um mês para aplicar pelo menos uma das duas doses em moradores de 40 anos ou mais.

Machado falou inclusive que o município vai trabalhar para antecipar o calendário de vacinação, mas reiterou que isso só vai ser possível caso as novas remessas com os imunizantes continuem chegando.

Aparentemente, o envio de vacinas aos estados foi normalizado pelo Ministério da Saúde. Nesta sexta-feira (18), por exemplo, o estado recebe mais 234 mil doses que serão destinadas a pessoas dos chamados grupos prioritários e para quem tem acima de 40 anos. São 143.910 doses da Pfizer e 90.600 da Coronavac. As vacinas vão ser levadas ao Centro de Medicamentos do Paraná, em Curitiba, onde serão armazenadas, cadastradas e separadas, de maneira proporcional, para todos os 399 municípios das 22 Regionais de Saúde do estado. Ainda não se sabe a quantidade de doses a ser enviada para a região de Londrina. A estimativa é de que a nova remessa chegue à região ainda no final de semana. O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, defendeu que o processo de vacinação seja acelerado em todo o estado.

Por Guilherme Batista

Comentários