QUARTA, 23/04/2025, 09:10

Mais de 3 mil crianças com menos de quatro anos aguardam por vagas nas creches de Londrina

Secretaria de Educação afirma que há 330 vagas disponíveis, mas pais têm recusado devido à distância

A Secretária de Educação de Londrina, Vânia Costa, assumiu o cargo de forma efetiva na última semana, após quase quatro meses como interina. Entre os desafios que precisam ser enfrentados, está a falta de vagas nas creches para mais de 3 mil crianças com menos de quatro anos de idade.

Um levantamento feito pela equipe de reportagem da rádio CBN Londrina, em conjunto com a Central de Vagas, constatou que atualmente 3.157 crianças com menos de quatro anos estão fora das creches em Londrina — sendo 374 com menos de um ano, 951 com menos de dois anos, 872 com menos de três anos e 960 com menos de quatro anos.

Ainda conforme a apuração, existem apenas 10% de vagas disponíveis (330) para matrícula. Segundo Vânia, uma das grandes dificuldades é que os pais não aceitam essas vagas devido à distância.

A Secretária de Educação afirmou que tem conversado com representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para absorver essas crianças, já que essas instituições possuem vagas e estrutura para atender à demanda.

No Brasil, a presença de crianças com até quatro anos na creche não é obrigatória, mas, conforme a Constituição Federal, é um direito da criança e da família, cabendo ao Estado oferecer as vagas. Pelo Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014), o país deve atender pelo menos 50% das crianças de até três anos nas creches.

No momento da matrícula, os pais podem selecionar até três unidades próximas da residência para aguardar. Segundo os dados levantados com a Central de Vagas, cerca de 1.842 pais optaram por essa alternativa. Em caso de dúvidas, os números da Central de Vagas são (43) 3375-0220 ou 3375-0282.

Por Paulo Andrade

Comentários