QUARTA, 28/10/2020, 18:00

Mais de 4 mil usuários diferentes utilizam ferramenta digital da UEL para tirar dúvidas sobre a pandemia

Projeto criado há seis meses pelo departamento de computação da Universidade Estadual de Londrina tinha como objetivo inicial combater notícias falsas. E acabou se tornando um grande aliado contra o coronavírus.

Corona AI, é o nome da ferramenta que usa Inteligência Artificial para direcionar os usuários para sites que trazem informações confiáveis. Basta acessar coronaai.uel.br e perguntar ao robô. Há uma janela onde se lê: “diga alguma coisa”. Ali, a gente digita a dúvida sobre a pandemia e recebe logo uma resposta, seguida de um link considerado confiável. Eu digitei “calor mata coronavírus” e recebi um alerta sobre boatos, acompanhado de um link com informações científicas. O professor Sylvio Barbon Júnior explica como funciona.

Além de auxiliar no combate às notícias falsas, também conhecidas como fakenews, a ferramenta criada pela UEL também ajuda a encontrar informações em páginas confiáveis. O robô busca informações em quatro categorias, ou gavetas de conhecimento, esclarece o professor Sylvio.

Mais de quatro mil usuários diferentes utilizam o robô da UEL, o coronaai, para tirar dúvidas sobre a pandemia. A maioria faz perguntas sobre a prevenção ao contágio. Em segundo lugar vêm as perguntas sobre estatísticas de contágio e de recuperação. Em terceiro estão as dúvidas sobre sintomas e busca por atendimento. Em quarto estão as dúvidas sobre notícias falsas. Por isso o grupo quer ampliar o alcance da ferramenta par aplicativos de conversa, como Telegram e Whatsapp.

Para que esse interceptador de notícias falsas seja implementado, ainda é preciso vencer questões burocráticas, uma vez que a UEL é instituição pública, não uma empresa, como pedem os aplicativos mais populares.

Por Livia de Oliveira

Comentários