QUARTA, 19/03/2025, 12:18

Marinha do Brasil terá nova base em Londrina

Local escolhido é a antiga sede da Defesa Civil, às margens do Lago Igapó

A nova base da Marinha do Brasil em Londrina será na antiga sede da Defesa Civil, na rua da Canoagem, às margens do Lago Igapó 1. A cessão do imóvel foi oficializada pelo Prefeito Tiago Amaral, confirmando a parceria entre o Município e a União Federal, por meio da Delegacia Fluvial de Guaíra.

Segundo a Secretaria Municipal de Gestão Pública, que cuidou dos trâmites técnicos da nova base da Marinha em Londrina, a inauguração do espaço deve ocorrer entre o fim de março e o começo de abril. Como cessionária, a Marinha fica responsável por fazer as reformas e adequações necessárias para poder operar na base, trabalho este que vem sendo realizado desde 6 de março. A cessão do local, conforme o termo assinado, será por tempo indeterminado.

A área de jurisdição da Delegacia Fluvial de Guaíra abrange 166 municípios do Norte e Oeste do estado. As principais malhas hídricas compreendidas são os rios Paraná, Tibagi, Ivaí e Piquiri, além do Lago Igapó, em Londrina.

Segundo a Prefeitura, com a vinda da base para Londrina será possível estimular o turismo náutico, entretenimento e lazer, abrangendo o uso de barcos, jet ski e outros veículos flutuantes que poderiam servir como atrações públicas. Nesse sentido, também seria possível organizar mais eventos e competições náuticas, a fim de aproximar a população deste universo.

Ao deixar de operar na base cedida à Marinha, a Defesa Civil de Londrina passará a atuar na mesma sede onde fica a unidade da Guarda Municipal, na rua Joaquim de Matos Barreto, 333, às margens do Lago Igapó 2.

Por Rafael Sanchez

Comentários