TERCA, 04/06/2024, 18:33

Método Wolbachia é apresentado para crianças nas escolas municipais

Técnica de combate à dengue será implantada em Londrina a partir de julho.

A equipe do World Mosquito Program (WMP), uma iniciativa internacional sem fins lucrativos que trabalha para proteger a comunidade global das doenças transmitidas por mosquitos, esteve presente na Escola Municipal Tereza Canhadas Bertan, no Conjunto União da Vitória, zona sul de Londrina.

As equipes multidisciplinares realizaram uma série de atividades com as crianças, a ação contou com a presença do secretário municipal de saúde, Felippe Machado. De acordo com o líder de operações da WMP no Brasil, Gabriel Silvestre, essa é uma das etapas de implantação do método na cidade, através de um trabalho didático nas escolas.

O objetivo do World Mosquito Program é promover a substituição de Aedes aegypti por mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia, que têm capacidade reduzida de transmitir arboviroses como dengue, Zika, chikungunya e febre amarela.

Com o tempo, a porcentagem de mosquitos que carregam a Wolbachia aumenta, até que permaneça estável sem a necessidade de novas liberações. Este efeito torna o método autossustentável e uma intervenção acessível a longo prazo.

A liberação dos chamados Wolbitos, os mosquitos contaminados, só ocorre depois de uma pesquisa de opinião, que já foi realizada em Londrina e apresentou 96% de aprovação dos moradores.

A liberação dos mosquitos será realizada em 139 localidades da cidade, entre os bairros da região norte; União da Vitória e Pindorama na zona sul; Califórnia, Vila Fraternidade, Antares, Ernani Moura Lima, Abussaf, Lindóia e Ideal, na zona leste; Jardim Bandeirantes, Leonor e Olímpico, na zona oeste; Vila Brasil, Vila Recreio, Vila Nova, Shangri-lá e Vila Casoni, na região central.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários