QUARTA, 20/06/2018, 18:54

Ministério Público cumpre mandados de busca e apreensão contra servidora do IAP e criadores de pássaros em Cornélio Procópio

Chefe do escritório regional do Instituto, que já tinha envolvimento em outras denúncias, foi exonerada.

O Ministério Público de Cornélio Procópio, cumpriu nesta quarta-feira,10 mandados de busca e apreensão envolvendo uma servidora do Instituto Ambiental do Paraná e suspeitos de serem receptadores de animais.

De acordo com as investigações da 4ª fase da Operação Revoada, conduzidas pela 2ª e 3ª Promotorias da cidade, a servidora do IAP, chefe do escritório regional da cidade, estaria repassando pássaros apreendidos pelo órgão a criadores de animais da região.

Além da servidora do Instituto, o Ministério Público investiga seis criadores de pássaros. O Promotor Francisco Hernandes, da 2ª Promotoria de Cornélio Procópio, afirma que a investigação começou a partir de denúncias anônimas feitas ainda no ano passado.

Além de Cornélio Procópio, foram cumpridos mandados em Bandeirantes, Santa Mariana e Leópolis. Na operação foram apreendidos ainda diversos pássaros, armas de fogo e documentos.

O Ministério Público também fez diligência no IAP para verificar a existência de documentos referentes aos animais localizados. Segundo o Promotor, com o material e os animais apreendidos, as investigações devem avançar.

A ação contou com o apoio das delegacias da Polícia Civil de Cornélio Procópio e de Santa Mariana, além de equipes da Polícia Militar.

O Promotor diz que uma equipe do Ministério Público foi à sede regional do IAP durante a deflagração da Operação e ficou surpresa com a absoluta falta de registros de animais apreendidos no local. Francisco Hernandez afirma que em breve deve ser instaurada uma Ação Criminal para apurar os crimes cometidos por cada um dos envolvidos.

Em nota, o IAP informou que a chefe do escritório regional, que já tinha envolvimento em denúncias anteriores, já foi exonerada do cargo e uma sindicância interna para apurar possíveis irregularidades também foi aberta. O Instituto informou ainda que apóia as investigações e está fornecendo todas as informações necessárias para a Justiça.

Comentários