QUARTA, 08/07/2020, 11:50

Ministério Público denuncia 46 pessoas por envolvimento com facção criminosa

Os réus eram usados como laranjas e valores transitaram ilegalmente nas contas bancárias dos envolvidos

Quarenta e seis pessoas foram denunciadas por lavagem de dinheiro em um desdobramento da Operação Sicário, comandada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). O promotor Leandro Antunes explica que os réus eram usados como laranjas e valores transitaram ilegalmente em contas bancárias dos envolvidos. 

Foram apresentadas duas denúncias à 3ª Vara Criminal de Londrina. As pessoas denunciadas são de várias cidades da região norte paranaense. A organização criminosa atuava em diversos estados a partir de presídios. A maioria dos depósitos fracionados era feita em dinheiro e sem identificação.

Além da condenação dos réus às penas previstas para lavagem de dinheiro de organização criminosa, o Ministério Público requer a perda de bens no valor de R$ 2 milhões e 938 mil, que é a soma dos valores que transitaram ilegalmente nas contas bancárias dos envolvidos e que teriam sido acumulados em práticas ilícitas, especialmente crimes de roubo, extorsão e tráfico ilícito de entorpecentes.

 

Em outubro do ano passado, o MP apresentou 14 denúncias criminais contra 133 pessoas envolvidas com uma organização criminosa. Cem delas já estavam presas. À época a operação culminou no cumprimento de 108 mandados de prisão e 80 de busca e apreensão em 40 cidades do estado e em um município paulista.

Por Claudia Lima

Comentários