TERCA, 13/07/2021, 18:44

Moradores da Vila Brasil reclamam de alto número de acidentes na região

Para ouvinte que entrou em contato com a CBN, sinalização básica não é suficiente para resolver problema. CMTU dá orientações de como solicitar melhorias em ruas e cruzamentos.

Quem mora na Vila Brasil tem visto crescer o fluxo de carros em vias paralelas à Avenida Duque de Caxias. O ouvinte Rafael Guilhen, que é morador da região, entrou em contato com a CBN Londrina e contou que o número de veículos que transitam por ruas como a Brasil e a Uruguai aumentou significativamente nos últimos meses.

Com isso, segundo ele, a quantidade de acidentes em cruzamentos da região também se multiplicou. De acordo com o dentista, os motoristas estão desviando da avenida principal para circular em ruas que não têm semáforos ou lombadas. Guilhen conta que na última terça-feira, o próprio sogro se envolveu em uma ocorrência no local.

Ele afirma que o número de acidentes registrados nas ruas do entorno tem causado preocupação aos moradores, que se sentem inseguros em circular pelo bairro. O ouvinte considera que seria necessário instrumentos mais efetivos para controle do tráfego nestes cruzamentos.

Sérgio Dalbem, diretor de trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo (CMTU), diz que as sinalizações da Vila Brasil receberam um reforço, há cerca de três anos, com novas placas e pintura das vias. Ele avalia que boa parte dos acidentes que vêm sendo registrados está relacionada ao desrespeito às normas de trânsito por parte dos motoristas.

O major diz que a população pode auxiliar o trabalho do órgão informando quais ruas e cruzamentos precisam de melhorias, como travessias elevadas ou semáforos. Para isso, ele orienta que acesse a área de sinalização viária, no site da companhia.

Com os dados preenchidos, uma equipe da CMTU deve visitar o local para avaliar quais medidas podem ser implementadas. Quem fez a solicitação pode acompanhar todo o processo por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) da prefeitura. O site é o cmtu.londrina.pr.gov.br.

Quem não tiver acesso à internet também pode fazer a solicitação presencialmente na Diretoria de Trânsito da Companhia, que fica na avenida Portugal, 155, e atende das 8h às 17h.

Por Victor Assis

Comentários