SEXTA, 25/08/2023, 10:00

Museu do Café é inaugurado em Londrina

Espaço traz a história do café em Londrina, do auge ao declínio e mostra a importância da cultura para o desenvolvimento do estado

Foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (24) o Museu do Café, anexo ao Sesc Cadeião Cultural, na Rua Sergipe, no centro de Londrina. A abertura para o público será no próximo dia 29 de agosto, às 9 horas da manhã.

O museu fica no prédio construído na década de 1960, auge da produção cafeeira paranaense e foi sede durante 54 anos da 10ª Subdivisão Policial. O espaço vai preservar a memória da cultura cafeeira de Londrina, um dos ciclos econômicos mais importantes do Paraná. Na década de 1960, Londrina produzia cerca de 51% do café consumido no mundo e ficou conhecida como “Capital Mundial do Café”. De acordo com o governador Ratinho Júnior essa história precisa ser preservada para as novas gerações.

Este é o primeiro museu do Sesc Paraná e tem quatro salas dedicadas ao café, incluindo uma ala imersiva em que o visitante será inserido na história da cultura cafeeira. De acordo com o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, o museu faz parte de uma unidade cultural composta pelo Sesc Cadeião e traz muita história aliada à modernidade. 

Todo o acervo é resultado da colaboração de parceiros como o Museu Histórico de Londrina e doadores como o Carlos Amaral que doou uma coleção de mais de 600 xícaras de marcas de café.

O Museu do Café irá funcionar de terça a domingo das 9 às 18 horas.

Por Juliana Takaoka

Comentários