SEGUNDA, 17/02/2020, 13:49

Na fusão do IAPAR, Londrina fica com três diretorias na área da pesquisa

Segundo o secretário, a definição e nomeação dos demais gestores devem acontecer até o final do mês.

Em visita à Londrina, o secretário estadual de agricultura e abastecimento Norberto Ortigara falou sobre a fusão do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) com outros órgãos estaduais. Segundo ele, a migração começou e Londrina ficou com três diretorias, ligada à pesquisa. As nomeações já foram feitas e os nomes definidos.

Desde dezembro, depois que a Assembleia Legislativa (Alep) aprovou a proposta, o governo colocou em prática o projeto de fusão de três grandes e importantes instituições. São elas o Iapar, o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, a Emater e a Codapar (Companha de Desenvolvimento Agropecuário). De acordo com o secretário, todas as gerências devem ser definidas ainda neste mês. A previsão é que todos estejam aptos a assumir os novos cargos em março. Apesar disso, ele defende que já é possível perceber uma mudança de postura por parte dos novos gestores do novo  Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.

O governo defende que essa fusão de órgãos vai permitir uma economia de R$ 16 milhões por ano. A proposta aprovada pelos deputados e já em execução pelo menos 21% do orçamento do novo órgão seja destinados à pesquisa, para garantir que os trabalhos realizados pelo Iapar em Londrina se mantenham ativos. O secretário promete que a região vai se tornar um polo de inovação. 

Por Claudia Lima

Comentários