Novo aplicativo da Guarda Municipal, o 153 cidadão, terá botão de pânico para vítimas de violência doméstica
Segundo Vara Maria da Penha em Londrina são cerca de 4 mil mulheres com medidas protetivas na comarca
As estatísticas de violência doméstica em Londrina são de dados assustadores. Nove mulheres vítimas de feminicídio só neste ano. 1300 novos casos de violência física e psicológica que deram entrada em 2021 nas duas varas Maria da Penha do município. Ao todo 7.500 processos penais em tramitação na Justiça. E destes casos, cerca de quatro mil mulheres tem medidas protetivas estabelecidas por ordem judicial. Para esse público vulnerável foi lançado em Londrina o APP 153 cidadão que terá um botão do pânico com fácil acesso pelo celular.
O lançamento da ferramenta foi feito no gabinete do prefeito Marcelo Belinati nesta quinta-feira.
Segundo a juíza Zilda Romero, só existiam 50 botões do pânico à disposição da Justiça que eram entregues para as mulheres que sofriam os casos mais graves de ameaças. Agora com a ferramenta pelo celular todas as quatro mil vítimas poderão ter a mão, a nova ferramenta protetiva para acionar as forças policiais.
Além das solicitações das ocorrências da Vara Maria da Penha, outras solicitações poderão ser feitas para Guarda Municipal e Defesa Civil pelo APP 153, explica o secretário de defesa Social Pedro Ramos. A ideia é evitar duplicações e agilizar atendimentos sem duplicações de chamados e trotes.
Após baixar o APP 153 Cidadão, a pessoa deve escolher a opção Guarda Municipal de Londrina e permitir o acesso a localização dela, que será necessária para atender aos chamados. Para mulheres, com medidas protetivas já aparecerá opção botão do pânico.